ESPETÁCULO "RETALHOS"

19 abril 2018








2018... O ano que fazemos 30 anos!
O Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira foi fundado a 24 de Abril de 1988 e surge da iniciativa dos jovens da aldeia, para colmatar a falta de ofertas, culturais, artísticas e desportivas que se faziam sentir.
Desejosos de fazer mais que passar os dias nos cafés da aldeia, os jovens arregaçaram as mangas e com a ajuda de toda a comunidade lançaram as primeiras bases do que viria a ser o RFEA.
Os seus principais objetivos passam pela recolha, preservação e divulgação dos usos e costumes dos seus antepassados nos finais do século XIX, princípios do século XX. Recolher e preservar hoje para outros conhecerem amanha foi sempre uma preocupação deste grupo que fez uma recolha exaustiva de usos e costumes da sua terra e das suas gentes. Com o passar dos anos, com acesso a novas tecnologias, com a saída de muitos jovens para a universidade e acesso a outros mundos, este grupo soube renovar-se e desenvolver diversos projetos assentes em três pilares principais: cultura, tradição e inovação.
Hoje o RFEA é um marco na história da freguesia, do concelho e do país e o seu nome está associado e o seu trabalho reconhecido como sério, ousado e empreendedor.
O trabalho do RFEA passa pela: recolha/ pesquisa, estudo, divulgação, recriações, salvaguarda do património material e imaterial, encontro geracional, desenvolvimento social, económico e cultural da terra e do concelho.
Desenvolve atividades no âmbito da etnografia, folclore e artes performativas contemporâneas.
O RFEA é membro efetivo da Federação do Folclore Português e membro do INATEL
É constituído por 60 membros ativos, com idades compreendidas entre os 6 e os 70 anos de idade. (Novas sinapses são geradas com novas vivências e encontro geracional).
Trinta anos de dedicação, entrega e muito trabalho...mas também de sonhos projetos e conquistas.
A vida é como uma manta de retalhos que se vai costurando, sem saber muito bem qual vai ser o resultado final, cheia de momentos, pessoas, sentimentos e histórias.
Vai-se tentando encaixar os retalhos, alguns parecem perfeitos, feitos à medida, enquanto outras precisam ser reposicionados ou recortados.
Mas o importante é sempre o resultado final, a história vivida e partilhada.
Este é o tema do espetáculo "RETALHOS" que foi apresentado no CRC Alviobeira no passado dia 7 de Abril e que foi o mote de abertura das comemorações do 30º aniversário desta Associação.
Sempre que completamos mais um ano de vida paramos para uma reflexão. Trinta anos é também altura de parar para pensar.
Um momento de lucidez, de encarar os fatos, de olhar para trás e ver o caminho percorrido e é nessa altura que chega um calafrio junto com a coragem e a vontade de fazer-se mais.
Para o RFEA 30 anos é só o início. Início de uma caminhada que é longa, desafiadora, competitiva, com curvas e subidas, onde muita força deve ser aplicada, mas muito carinho deve ser compartilhado, porque 30 anos é só o início para tudo o que almejamos para o Rancho de Alviobeira

0 comentários: